Criatividade Feminina Inovando na Carreira de TI

Oi pessoal!!! Até que enfim!!! Hoje saiu o post contando um pouquinho (sqn) de como foi nossa oficina de Design Thinking na IBM. 😀

IMG-20180322-WA0002Como esse evento fazia parte das comemorações do Dia da Mulher, priorizamos a participação feminina e, para nossa surpresa, conseguimos a adesão de 28 alunas da FATEC-São Paulo!!! Nem todas se conheciam, pois são de diferentes turnos, períodos e cursos, mas as interações e trocas de experiências já começaram no dia anterior, pelo whatsApp. Assim marcamos de chegarmos juntas na manhã de quinta-feira (22/03/2018).

Fomos recebidas no ThinkLab – espaço de inovação da IBM – por uma equipe de profissionais super acolhedoras: Eliana Basso, Paula Pereira e Raquel Chebabi, que conduziram a oficina com o tema: “Identificação de possibilidades e dificuldades que as meninas sentem em relação à carreira de TI”.

DSC_9510Foi uma experiência muito rica para todas, pois identificamos interesses semelhantes, e diferentes também! Falamos de inseguranças e medos que também existem em outras carreiras, que existem independente de gênero, mas também compartilhamos várias experiências negativas por simplesmente sermos mulheres, ou por sermos mais velhas, ou jovens demais, ou originalmente de outra área, ou porque pensamos diferente do colega sentado ao lado.

Percebemos que somos muitas, mas que apesar das diferenças, temos algo em comum: amamos tecnologia!!! E queremos usar essa tecnologia para melhorar o nosso em torno, para fazer a diferença para as pessoas, queremos ser respeitadas e reconhecidas por nossas competências profissionais e mais que tudo, queremos SEMPRE APRENDER!!!

Como resultado da oficina tivemos várias ideias de como superar as dificuldades que as meninas encontram na carreira de TI. Entretanto, não são apenas as ideias que transformam o mundo, mas principalmente as ações! Então fica o convite para quem quiser fazer a diferença na prática, venha participar das FatechGirls!!! Estamos fervendo de ideias e oportunidades para contribuir por mais mulheres em TI!

Além de agradecer a equipe de Design Thinking, queremos agradecer a participação da Márcia Ito que, além de IBMista, é professora da FATEC-SP e Secretária Regional da SBC; ao Henrique (hvon) que fez nosso vídeo (assista aqui!) 😀 e super apoia nosso projeto; e à Vânia, que nos apresentou um pouco da IBM e as oportunidades de ingressar na empresa!

E eu, Grace Borges, nos meus diversos papéis de: profissional de TI, professora, representante da SBC, parceira das Meninas Digitais (FatechGirls) e mulher, só tenho a agradecer pela oportunidade desse evento. São momentos como esse que nos fortalecem e que nos faz acreditar que cada uma de nós tem o direito de conquistar seu espaço no mercado de trabalho, seu papel na sociedade e no mundo. Juntas somos mais fortes!

Alguns depoimentos das participantes:

“Foi minha primeira vez num evento assim. Posso dizer que achei incrível e estimulante. Despertou ideias e interesses. Que venham mais sim!”DSC_9546“Foi uma experiência única, incrível de verdade. É muito importante e interessante eventos como esses que mostram como temos oportunidade de entrar numa área que a grande maioria é homem e entendermos como nós mulheres também podemos sim fazer parte disso.”DSC_9538“Foi incrível porque me senti muito fortalecida junta de tantas meninas que também curtem as mesmas coisas que eu. Na Fatec, nas aulas quase não vejo meninas e me sinto pequena no meio de tantos garotos. A gente podia fazer esses eventos mais vezes, até mesmo na própria Fatec.”DSC_9540“A oficina de Design Thinking oferecida pela IBM para nós Fatecanas superou as minhas expectativas. Além de me sentir acolhida entre tantas mulheres com os mesmos medos e esperanças, pude aprender uma nova técnica de resolução de problemas na prática, de uma forma muito dinâmica. Acredito que o maior aprendizado foi que unidas somos mais fortes e podemos conquistar nosso espaço de direito.”DSC_9541“O ambiente de trabalho da IBM pareceu ser acolhedor, que respeita e valoriza diversidade, que é exigente e estimula a criatividade e recompensa seus esforços. Um local que abre a mente a novos conceitos e ideias. Adorei a oficina, pois nela pude reconhecer que os meus medos e dúvidas são os mesmos de todas nós, por isso é importante o apoio e ajuda mútua. Além de me sentir mais estimulada a continuar o curso e de admirar a empresa IBM. Quero participar de mais eventos assim!”DSC_9543“Adorei estar na IBM com vocês meninas, e melhor ainda foi saber que os meus medos são os mesmos de muitas, é muito mais fácil seguir na carreira sabendo que não estou sozinha 💛. Muito boa essa atividade que as FatechGirls nos proporcionou.”DSC_9545“Agradeço por ter tido a oportunidade de participar da oficina. Foi muito bom perceber que existem muitas mulheres que buscam oportunidades novas, assim como eu, e que não são tão novas quanto às demais colegas, assim como eu também.”DSC_9519“A IBM oferece um ambiente agradável e dinâmico para nos ensinar o que foi proposto, aprendemos brincando e colaborando umas com as outras. Me diverti demais e já quero mais ♡”

Se ainda não viu nosso vídeo, assista aqui!

 

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Criatividade Feminina Inovando na Carreira de TI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s